terça-feira, 30 de setembro de 2008

Em comemoração a Machado...



....Quando me mudei para o Rio, ao caminhar pela rua do Ouvidor, foi impossível ñ pensar em Machado de Assis...e na verdade, ainda hoje, cada vez que passo por ali me vem a lembrança as descrições que esse autor tão carioca fazia em suas histórias...

Círculo Vicioso

Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:-”Quem me dera que fosse aquela loura estrela,Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:
-”Pudesse eu copiar o transparente lume,Que, da grega coluna à gótica janela,Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”Mas a lua, fitando o sol, com azedume:
-”Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela Claridade imortal, que toda a luz resume!”Mas o sol, inclinando a rútila capela:
-”Pesa-me esta brilhante auréola de nume Enfara-me esta azul e desmedida umbela Porque não nasci eu um simples vaga-lume?”

Machado de Assis