sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Os Simpsons em 14 fatos


1>>>A série é a mais duradoura (e sem interrupções) entre os programas de animação da TV americana. Em 19 de abril de 1987, a família Simpson fez sua primeira aparição no "The Tracey Ullman Show". O episódio de número 400 marcou o final da 18ª temporada, em 20 de maio deste ano. A próxima (2007-2008) já está confirmada.

2>>>Em sua edição de 31 de dezembro de 1999, a revista "Time" escolheu "Os Simpsons" como a melhor série de TV do século 20.

3>>>O criador do programa, Matt Groening, batizou os membros da família com os nomes de seus próprios familiares: Homer, Marge, Lisa e Maggie. Apenas um deles foi alterado: Matt por Bart.

4>>>Apesar de ser um retrato ácido e fiel das entranhas da sociedade americana, tudo é deliciosamente fake em "Os Simpsons". Os personagens nunca envelhecem, apesar de vários episódios mostrarem datas comemorativas como aniversários e festas de fim de ano. Não se sabe qual a localização de Springfield - há dezenas de cidades com o mesmo nome nos EUA - e sua geografia muda constantemente. O município foi fundado em 1796 pelo pioneiro Jebediah Springfield. Ele estava numa missão espiritual, em busca da "Nova Sodoma". A população da cidade (o número é sempre o mesmo) é de 30.720 habitantes.

5>>>A seqüência de abertura de "Os Simpsons" é uma das mais marcantes de todos os tempos. O espectador pode não perceber, mas vários detalhes são alterados constantemente. Bart pode escrever frases diferentes na lousa na cena em que aparece de castigo em sua escola. Lisa às vezes toca novas melodias com seu saxofone. Algo totalmente bizarro pode acontecer quando a família se espreme no sofá - um truque utilizado pelos animadores para "preencher" um episódio, fazendo com que a abertura de 30 segundos tenha até 1min30s. Desde 1989, no trecho em que o bebê Maggie é escaneado no caixa do supermercado como um saco de batatas, US$ 847,63 aparecem no visor da máquina - custo médio mensal da criação de uma criança nos EUA naquele ano.

6>>>O clássico "D'oh", proferido por Homer quando uma frustração pinta pelo caminho, foi incluído no "Oxford English Dictionary". Outros bordões clássicos - como o "Excelente…" do sr. Burns, patrão de Homer e dono da usina nuclear da cidade - fazem parte do vocabulário de boa parte dos americanos.

7>>>Apesar de a série ser classificada como "de esquerda" por boa parte dos críticos norte-americanos, Matt Groening prefere dizer que sua missão é mostrar como um "cara normal pode ser oprimido pelo governo e por grandes corporações". George Bush (pai) disse em entrevista no final dos anos 1980: "Precisamos fazer com que os americanos se pareçam mais com os Waltons [velho seriado sobre uma família do interior, aquele do John-Boy] e menos com os Simpsons".

8>>>Temas religiosos são tratados de forma semelhante, ou seja, sobram críticas para católicos, judeus, evangélicos, hindus, muçulmanos e outros fiéis. Quanto aos Simpsons (menos Lisa), eles demonstram o comportamento típico da ala pouco praticante da população cristã, procurando abrigo em Deus quando a coisa aperta. Em momentos de desespero, Homer já pediu ajuda a "Jebus" (assim mesmo, com b).

9>>>Sempre que possível, roteiristas e animadores incluem piadas-relâmpago (quase mensagens subliminares) em sinais de trânsito, jornais, embalagens de produtos e onde mais for possível. A maioria só pode ser lida quando a tecla "pause" é acionada.

10>>>Piadas sobre a orientação sexual dos personagens concentram-se basicamente em cima de Waylon Smithers. Entre outras coisas, ele já foi visto comprando estrogênio. Apaixonado platonicamente por seu patrão, sr. Burns, ele vive todos os dilemas típicos de um gay que não saiu do armário. Já Patty Bouvier, irmã de Marge, assumiu sua homossexualidade num episódio de 2005.

11>>>Os personagens da série já viraram todo tipo de coisa: jogos de tabuleiro, videogames, revistas em quadrinhos, produtos alimentícios etc. No campo musical - o mais rico, graças às participações de artistas nas histórias -, a discografia da família inclui discos antológicos como "The Simpsons Sing the Blues" e "Songs in the Key of Springfield". O single mais popular até hoje é "Do the Bartman", especialmente composto por Michael Jackson para o eterno pré-adolescente.

12>>>Os membros do clã Simpson não são as únicas estrelas do programa. Eis as peculiaridades de quatro personagens brilhantes:
>> Nascido em 1889 (!!), Montgomery Burns é o vilão mais amado da TV. E não se fala mais nisso.
>> Imagine um veterano do Vietnã como diretor de sua escola. Ele é Seymour Skinner.
>> Apesar de suas escorregadas, Ned Flanders, vizinho de Homer, é o típico evangélico do bem.
>> Moe Szyslak é o dono do bar mais decadente do mundo. Quem não queria tomar uma por lá?

13>>>Além de ser uma exímia saxofonista, baixista, guitarrista, pianista e vocalista, Lisa Simpson é a personagem com maior QI da série: exatos 159 pontos. Membro da Mensa Springfield, a pequena budista é o veículo preferido dos roteiristas quando é necessário tratar de filosofia, história e ciências em geral. Não por acaso, ela é a Simpson mais popular no Japão.

14>>>"Os Simpsons - O Filme" promete arrebentar. Numa jogada sensacional, algumas lojas da rede 7-Eleven nos EUA serão transformadas em unidades da Kwik-E-Mart, aquela dirigida pelo indiano Apu Nahasapeemapetilon na série. Alguns produtos sairão do mundo 2-D para a vida real.

***Matéria da Revista Galileu- por Hélio Gomes