segunda-feira, 30 de junho de 2008

As novidades do mês nas livrarias...

UM GRANDE GAROTO
O inglês Nick Hornby especializou-se em escrever livros em que as responsabilidades da vida adulta batem de frente com as desabotinações típicas da adolescência. Em seu novo romance, Slam (Rocco), o autor faz o caminho inverso. Narrado em primeira pessoa, o livro foca-se em Sam, o único filho de um jovem casal divorciado. Ele tem 16 anos e ocupa seu tempo entre manobras de skate e conversas imaginárias com um pôster de seu ídolo no esporte, Tony Hawk. Até o dia em que transa e engravida Alicia, "a garota mais linda, descolada e inteligente do mundo".

MAS QUE MER..
O personagem principal do novo romance de Patrícia Melo tem alguns prazeres bem peculiares. Enfurnado numa biblioteca, ele tem a mania de reescrever grandes romances. E como revela o título, Jonas, o Copromanta (Cia. das Letras) é, acima de tudo, um escatológico admirador de fezes. Jonas acredita ter o dom de vislumbrar o futuro através da leitura de bolos fecais. E quando depara com o conto "Copromancia", de Rubem Fonseca, tem a certeza de que o autor o está plagiando.

OS TIOS DO ROCK
Profundos conhecedores da história do rock'n'roll, José Emilio Rondeau e Nelio Rodrigues, ambos na faixa dos 50 anos, assistiram a 20 concertos dos Rolling Stones antes de se aventurarem a escrever sua biografia. Sexo, Drogas e Rolling Stones (Agir) é recheado de fotos, citações e recortes de jornais e revistas. Abarca os 46 anos de carreira da banda inglesa. Estão ali, por exemplo, o show de 2006, no Rio de Janeiro, considerado o maior da história, e as aventuras de Mick Jagger pela Bahia nos anos 60.

PRA ROLAR DE RIR
As 38 crônicas presentes em Mais Comédias para Ler na Escola (Objetiva), de Luis Fernando Veríssimo, são como aquelas pequenas e deliciosas sobremesas servidas em restaurantes caros. Devem ser consumidas vagarosamente, degustando com uma satisfação única. Com o rigor e cuidado que lhes são característicos, o escritor gaúcho mescla histórias sobre o nosso dia-a-dia com outras mais fantásticas, como a em que Deus reúne sua cúpula para decidir o que fazer com o planeta Terra.

QUANTA FOFOCA!
Gossip Girl: Eu Não Mentiria para Você (Galera Record) é o décimo volume da famosa coleção que virou até série na TV (Warner Channel, quinta, 20h). Desta vez, a história se passa durante o verão nova-iorquino, no badalado balneário de Hamptons. Chiques, inteligentes e podres de rica, as gatíssimas Blair e Serena juntam-se ao resto de sua turma para fazer aquilo que mais gostam: beber, dançar e falar mal dos outros. Em tempo: a partir de julho a série também será transmitida pelo SBT.